Teoria de sistemas
O que a teoria de sistemas nos permite:
Um conhecimento todo das organizações, segundo a teoria geral de sistemas, introduzindo seus conceitos e suas aplicações na gestão da empresa. E definir o conceito de sistema aberto.
A teoria geral de sistemas busca produzir teorias e formular idéias para a aplicação na realidade empírica, baseado na experiência e não nos estudos.Sendo seus conceitos de teoria de sistemas:
Ø - Há como integrar ciências naturais e sociais, rumo a teoria de sistemas.
Ø - Tem princípios unificadores visando o objetivo da unidade da ciência
Ø - Conduz a uma integração na educação científica
Ø - A teoria afirma que se deve estudar o sistema globalmente, todas as interdependências, como: a água é diferente do hidrogênio e o do oxigênio que as constituem.
Características do sistema:
O sistema é um conjunto de elementos interligados que formam um todo, e este tem características não encontradas em elementos particulares. Sobre isso decorrem dois conceitos: de propósito (ou objetivo) e de globalismo (ou totalidade), retratam duas características do sistema:
Ø - Propósito – o sistema tem um ou mais propósito. As unidades definem um arranjo , que sempre visa uma finalidade a alcançar.
Ø - Globalismo – tem somente uma natureza orgânica, que produz mudança em todas suas outras unidades, devido ao relacionamento entre elas.O que fará um ajustamento de todo o sistema.O sistema reage a qualquer estímulo ,á medida que sofre mudança o ajustamento é continuo, que decorrem de dois fenômenos: o da entropia,”mede o grau de bagunça” do sistema que sempre tende a crescer. E a homeostasia, regular o ambiente para se manter uma condição estável.
Sistema envolve conectividade, integração e totalidade.
Tipos de sistemas:
I. Sobre a sua constituição podem ser físicos ou abstratos:
Ø - Físicos – são compostos por coisas materiais, como os equipamentos, maquinaria e objetos. São quantitativos.
Ø - Abstratos – são filosofias, planos e idéias, que muitas vezes ficam só no pensamento das pessoas.
II. Sobre sua natureza podem ser fechados e abertos:
Ø - Fechados – não recebem influencia do ambiente e não o influenciam. Esta denominação é dada a sistemas de comportamento determinístico, sistemas mecânicos, como os equipamentos e máquinas.
Ø - Aberto – trocam matéria e energia regularmente com o ambiente, se organiza através de uma operação adaptativa, processo de aprendizagem e auto-organização.
Nenhum comentário:
Postar um comentário